MENU rápido para celular

Dente lindo é dente bem cuidado

Dentes bonitos e limpos


Vamos aprender a lavar bem os dentes?

A escova deve ter uma inclinação de 45º em relação à gengiva

Primeiro coloque uma bola de creme dental (do tamanho de uma ervilha) numa escova macia. Não é preciso maior quantidade.
Agora veja as duas figuras em baixo. Rode a escova nos dentes com jeito para não ferir a gengiva. Faça isso várias vezes, sem forçar. Repare como a escova está inclinada para a gengiva.

Da gengiva para o topo do dente

Sabe usar o fio dental?

O fio dental é um fio muito fino coberto de cera para escorregar melhor entre os dentes. Nesses sítios a escova não consegue fazer o seu trabalho. É preciso a ajuda deste fio para tirar os restos de comida. Olhe para a figura para tentar perceber como funciona. Das primeiras vezes vai precisar da ajuda de um adulto. Use um espelho para ser mais fácil.

Uma boa lavagem leva 2 a 3 minutos

Tudo isto leva o seu tempo, nada de pressas. É importante fazer esta higiene após as principais refeições e especialmente antes de dormir.

Importante: se sangra da gengiva com facilidade é porque não está fazendo a escovagem direito. Deve procurar a ajuda de uma pessoa com a profissão de higienista bucal ou oral, que trabalha em algumas clínicas dentárias. Esse profissional ensina tudo o que necessita de aprender para uma higiene bucal perfeita e ainda examina a sua boca.

As guloseimas são muito más para os dentes, sobretudo entre as refeições

Isto nunca vai acontecer aos seus dentes
porque não vai deixar.

Vai poder rir à vontade, sem vergonha. Está aprendendo o que fazer para os dentes durarem toda a vida e serem sempre lindos. Além disso pode ensinar outras pessoas a fazer o mesmo, começando pelas pessoas da família.

Os alimentos só fazem mal aos dentes se eles não forem bem limpos depois de comer. Se quiser saborear um doce deve fazê-lo às refeições (almoço ou jantar) para depois poder lavar os dentes. Nunca deve comer doces entre as refeições. Sempre que comer pão ou bolos, ou alimentos açucarados e peganhentos, deve lavar os dentes. É que estes alimentos também são os preferidos das bactérias que estragam os dentes. E chiclete!? Sem açucar não tem problema.

Ainda falta a língua

Depois dos dentes é a vez dela. Passe suavemente com a escova em toda a superfície e bocheche bem. A escova deve ter uma inclinação de 45º em relação à gengiva É a língua que ajuda a saborear os alimentos gostosos que comemos, também merece a nossa atenção. Quem não gosta de ter uma língua rosadinha?
Cada zona tem os seus recetores próprios. Na figura ao lado dá para perceber pelas diferentes cores onde é percecionado cada tipo de alimento. Por exemplo, só a parte da frente é que saboreia os doces.